VOLVER A LA PAGINA  PRINCIPAL
Latinoamérica

Brasil: Repudian represión del día 08 de marzo

Día Internacional de la Mujer
 Brasil
 
As mulheres reunidas no 1º Encontro de Mulheres de Natal/ RN/ Brasil, repudiam veementemente a repressão sofrida durante a madrugada do dia 08 de março do corrente ano, Dia Internacional da Mulher
 
É com grande revolta que estamos comunicando a prisão de quatro companheiras feministas quando as mesmas realizavam uma colagem de cartazes da campanha pela legalização do aborto nas ruas da cidade de Natal/RN. Hoje pela manhã, durante a realização do Encontro de Mulheres que faz parte das nossas atividades do Dia Internacional da Mulher, aprovamos uma Nota de Repúdio (que segue em anexo e no corpo do e-mail) à forma repressora e machista como e! ssas companheiras foram conduzidas até a delegacia e mantidas lá durante toda a madrugada, tendo que ouvir piadas e provocações e sendo ameaçadas de que seriam presas novamente caso fosem vistas vestindo as camisetas com a mesma frase contida nos cartazes. Aprovamos também, nesse referido encontro, que faremos uma Ação Direta durante a marcha de encerramento das atividades do 8 de março e não iremos nos submeter a nenhum tipo de repressão à nossa liberdade de expressão e de organização. Portanto, todas as mulheres (ou boa parte delas) estarão vestidas com as camisetas da campanha pela legalização do aborto ("Eu aborto, tu abortas, somos todas clandestinas"), cuja frase motivou a prisão das companheiras. Contamos com a solidariedade de vocês para que denunciem e divulguem esse fato ocorrido aqui em Natal para que outras atitudes semelhantes não se repitam.

Saudações feministas e socialistas,

Tárzia Medeiros
Militante da Marcha Mundial das Mulheres
Coordenação Nacional de Mulheres do PSOL

NOTA DE REPÚDIO
 
As mulheres reunidas no 1º Encontro de Mulheres de Natal/ RN/ Brasil, repudiam veementemente a repressão sofrida durante a madrugada do dia 08 de março do corrente ano, Dia Internacional da Mulher. O fato ocorreu quando um grupo de quatro mulheres, que se encontrava fazendo colagem de cartazes que expressavam as bandeiras de luta do movimento feminista, foram abordadas por ! policiais militares de forma repressora e discriminatória. Ao ler o cartaz onde estava escrito a frase "Eu aborto, tu abortas, somos todas clandestinas", os policiais deram voz de detenção acusando-as de Formação de Quadrilha e Apologia ao Crime, obrigando-as a irem à 10ª Delegacia de Polícia de Plantão da Zona Sul. As mesmas permaneceram detidas na delegacia das 00h40 às 05h30 da manhã de hoje, tendo vivenciado situações que ilustraram preconceito, desinformação e autoritarismo, como também tiveram que "pedir desculpas" aos policiais por desacato às autoridades. 
 
 Natal/ RN/ Brasil, 08 de março de 2006.
 
Assinam esta nota:
Marcha Mundial das Mulheres    

Fuente: lafogata.org